sexta-feira, 11 de setembro de 2009

INTRODUÇÃO: para que serve um porfólio e o que deve conter?

O portfolio é mais um instrumento de avaliação do progresso do/a aluno/a e serve para o registro e reflexão sobre trabalhos desenvolvidos, quais as dificuldades enfrentadas, em que situações houve melhor aprendizagem, quais as áreas de interesse, como o/a aluno/a se autoavalia e critica o seu trabalho. Estas informações são muito valiosas para o professor avaliar o progresso das aprendizagens dos/as alunos/as, fornecer feedback no processo e pensar formas de intervenção.
O portfolio deve conter diversos tipos de trabalho, quer feitos em aula, quer fora dela. Os trabalhos podem refletir o desenvolvimento de tarefas ou a versão final, bem como outras relações entre o que foi estudado nas aulas e a vivência pessoal e profissional do/a aluno/a, em termos de mudanças significativas observadas no próprio conhecimento sobre o assunto, nas ações cotidianas e nos valores e atitudes.
IMPORTANTE: Todos os trabalhos inseridos devem ser acompanhados de um comentário, em que o/a aluno/a deve justificar a sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário