segunda-feira, 21 de setembro de 2009

REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA










Ao assistir a aula de Letramento e Alfabetização, veio em mim à reflexão sobre minha prática pedagógica diante dos paradigmas presentes na educação. É relevante lembrar que busco não só aprimoramento profissional, e possibilidades futuras, mas também, pensar e refletir com sentido de transformação, da mudança e da busca interior.
Mudar é um processo doloroso, mas é preciso mudar. É preciso QUERER mudar. E foi assim que comecei a dar os primeiros passos em relação à mudança. Estou aprendendo mais sobre o “olhar” e sobre o “ouvir”.
Em sala de aula (leciono no Município de Bertioga – 2° Ano do Ensino Fundamental - alfabetização), solicitei como lição de casa aos alunos, que recortassem do jornal de um supermercado local, produtos que eles usavam para sua higiene pessoal. Previamente já sabia o que seria recortado: sabonete, xampu, papel higiênico, etc... Ao vistar os cadernos, de repente me deparo com a atividade de uma aluna que tinha todos os recortes mencionados e também um par de chinelos. Achei estranho, pois essa aluna é muito inteligente, cheguei a achar que não tinha sido ela que realizou a tarefa (olha minha ignorância em achar que, porque a aluna recortou um par de chinelos a faria menos inteligente!). Chamei a aluna e perguntei se ela usava chinelos para sua higiene pessoal (não foi assim tão fácil perguntar para ela, sabe aquela arrogância típica de que o professor sabe tudo????). Olha a resposta que a aluna me deu: - Eu uso o chinelo para me proteger dos bichinhos (micróbios) que tem no chão Tia!
Fiquei com aquela cara de paisagem, ora surpresa, ora sem saber o que dizer para aquela aluna! Nunca havia pensando nessa hipótese de que usamos chinelos pra nossa higiene pessoal! Pedi à aluna que compartilhasse sua idéia com os amiguinhos e foi espetacular! Já pensou se uma semana atrás não tivesse assistido à aula do Professor Edson, (a questão não é em relação ao assistir e sim, entender, absolver e refletir sobre o que vem a ser Letramento), o que faria com essa aluna???? Foi essa experiência maravilhosa que me aconteceu, onde pude refletir e “ olhar o olhar do outro”. Diante do conhecimento em que foi exposto na aula do Professor Edson, me senti mais forte, e agora posso argumentar sobre minha prática pedagógica e o que realmente estou buscando! Aprender a respeitar os saberes dos outros e aceita-los com serenidade. Posso dizer que aprendi como aluna e como pessoa!
FOTOS DO CADERNO DA ALUNA

4 comentários:

  1. Essa aula foi o máximo!!! Em especial o seu depoimento, já que as vezes ignoramos o conhecimento e as convicções que nossos alunos tem... e não valorizamos o quanto podemos aprender com eles...

    Abraços a tds!!

    ResponderExcluir
  2. Quando compartilhou em sala essa experiência fiquei impressionada, tanto com sua aluna como com sua atitude, pois nem todos educadores são capazes de dar espaço para os alunos participarem dessa forma...parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante a sua percepção diante da leitura que a criança fez em relaão à pesquisa e, principalmente, porque você foi capaz de compreender e permitir que ela mesma compartilhasse com os demais alunos.
    Parabéns. São atitudes como esta que fazem com que acreditemos no sucesso da Educação e o quanto uma atitude pode ser enriquecedora!!

    ResponderExcluir
  4. Também gostei demais do depoimento, sobretudo da reflexão acerca da necessidade de o professor ter o olhar investigativo sobre todas as produções dos alunos, antes de decretá-las certas ou erradas, buscando entender a lógica da hipótese formulada. Isso significa, de fato, provocar deslocamentos fundamentais em nossos valores e conceitos o que, necessariamente, nos modifica como profissionais e como pessoas. Na verdade, se não nos modificarmos como pessoas,primeiro, não poderemos nos modificar em nenhum campo de nosso vida, incluído o profissional. Notem como aos conceitos que fundam as teorias de letramento está atrelado um viés eminentemente filosófico, que ressignifica representações sólidas vinculadas à escrita nas sociedades que se organizam em torno dela. Beijos a todas!

    ResponderExcluir