sábado, 17 de outubro de 2009


Projeto Emoções
Disciplina: Interdisciplinaridade nos Processos De Alfabetização: arte, música, corpo e movimento - Prof.ª Ms. Susanna Artonov
Grupo: ADRIANA G. BESSA, ANA CHRISTINA A. LIMONGELLI, EMILENE BORGES, PATTRICIA SANT’ANNA SÁ e TATIANA S. SOUZA

Ponto de partida – leitura do livro infantil “O homem que amava caixas” – King, Stephen Michael. São Paulo: Brinque-Book, 1997.

I. Objetivos específicos:

- Inteligência interpessoal
Identificar e vivenciar a cooperação e colaboração entre os membros do grupo,
Aprender a ouvir e respeitar opiniões,
Aprender a se expressar com clareza e respeito a si e aos outros.

- Inteligência intrapessoal
Identificar e reconhecer as emoções /sentimentos em si próprio,
Perceber e reconhecer os limites e possibilidades pessoais,
Vivenciar a comunicação em grupo.

- Inteligência lógico-matemática
Reconhecer, nomear e diferenciar os sólidos geométricos: cubo e paralelogramo,
Identificar, nomear e diferenciar as figuras planas que compõem os sólidos geométricos,
Identificar, reconhecer e nomear face, aresta e vértice,
Descobrir a relação entre face e capacidade interna do sólido (volume),
Selecionar e classificar os sólidos geométricos por volume;
Confeccionar gráficos, realizar análise e interpretação de dados.





II. Conteúdos específicos

- Inteligência interpessoal e intrapessoal
Confecção do Painel das Emoções.

- Inteligência lógico-matemática
Confecção de um Emocionômetro;
Confecção de brinquedos a partir de caixas.



III. Classe – 3º ano do Ensino Fundamental



IV. Tempo estimado – 1 semestre

V. Desenvolvimento
Ponto de partida é a leitura do livro “O homem que amava caixas”. Promover rodas de conversa sobre o livro visando a interpretação e compreensão da história e sensibilizando os alunos sobre as emoções/sentimentos.
Nota - As atividades serão realizadas ao longo do semestre. Algumas repetidas, quantas vezes forem necessárias, para auxiliar a descoberta dos alunos de suas emoções e seus modos particulares de se expressarem. A descrição das atividades abaixo é seqüencial, uma sendo pré-requisito das anteriores.



A. Confecção do “Painel das Emoções”
- Roda de conversa sobre as emoções:
O que lhe deixa alegre, triste, assustado, choroso, feliz, ansioso, com medo... , por quê?
Como conseguimos demonstrar as nossas emoções?
É bom demonstramos a nossas emoções? Por quê?
Todos reagem/sentem as mesmas emoções frente a um evento? Por que a diferença?

- Confecção de Painéis das Emoções:
1. Montar com papel pardo ou cartolina um grande painel. Solicitar que os alunos pensem em coisas que realizam e que os deixam felizes (seria interessante que houvesse música de fundo, ao realizar a atividade, preferencialmente músicas sugestivas ao solicitado);
2. Partindo das idéias dos alunos, solicitar que um aluno de cada vez se deite no painel tentando representar a ação pensada: brincar, ler livros etc. A cada aluno que se deitar no painel, a professora irá contornar a posição representada;
3. Os contornos ficarão sobrepostos, sugerindo uma pintura abstrata. Orientar os alunos para pintar cada um dos pedacinhos da figura coletiva de uma cor – pensar nas escolhas das cores (fortes, frias, pastéis);
4. Ao longo do semestre, os alunos poderão criar outros “quadros” com outras emoções: raiva, tristeza, medos etc., variando as cores de acordo com os sentimentos.

B. Confecção de um “Emocionômetro”
1. Confeccionar várias carinhas com sentimentos variados: feliz, triste, zangado, medo etc.
2. Reservar um cartaz com colunas, uma para cada sentimento;
3. Diariamente, os aluno deverão escolher uma carinha que represente seu sentimento do dia e colocar no cartaz, de maneira a construir um gráfico de barras;
4. Realizar a análise dos dados oralmente: qual sentimento tem mais, qual tem menos, levantar hipóteses que justifiquem os resultados, comparar resultados da semana.



C. Confecção de brinquedos a partir das caixas
Nota - As atividades serão realizadas ao longo do semestre. Algumas repetidas, quantas vezes forem necessárias, para auxiliar a descoberta dos alunos dos conceitos matemáticos. A descrição das atividades abaixo, é seqüencial, uma sendo pré-requisito das anteriores.
1. Deixar os alunos manusearem diferentes tipos de caixas (formas, cores e tamanhos) e pedir que as crianças organizem esse material. Pedir aos alunos que expliquem o critério utilizado.
- roda de conversa:
O que diferencia uma caixa da outra?
Só existe um modo de organizá-las? Qual está correto? E qual está errado? Existe certo ou errado?
2. Desmontar algumas caixas e comparar as figuras planas que formavam as caixas. Identificar as diferenças (forma e tamanho). Nomear as figuras planas, procurar encontrar na sala essas formas. Pedir aos alunos que tragam de casa caixas.
3. Remontar as caixas identificando e nomeando as partes: face, aresta e vértice. Estabelecer a relação do volume com o tamanho da face.
4. Iniciar a confecção de brinquedos com as caixas. Conversar com os alunos se os brinquedos serão para eles levarem para casa ou ficarão na sala de aula para o horário de jogos ou se eles têm outra idéia. Quais brinquedos podem fazer? Quais materiais serão necessários para a confecção? Disponibilizar o material para os alunos, caso haja necessidade de troca, explicar o motivo e pedir e incentivar que eles tentem solucionar o problema.
5. Promover e incentivar a colaboração e a cooperação de todos na confecção.


VI. Produto final –
Painel das Emoções
Emocionômetro
Brinquedos a partir das caixas




VII. Avaliação
- acontecerá ao longo das etapas do projeto que encaminhará os eventuais ajustes necessários para a concretização dos objetivos.
- uma possível apresentação final, mediante conversa prévia com os alunos, dos trabalhos na reunião de pais ou para a escola como um todo, com a explicação das etapas do processo de confecção pelos alunos.
- observação do comportamento frente a imprevistos.
- observação e análise do comportamento e interação dos alunos com/no grupo.
- observação de alterações do comportamento dos alunos frente a imprevistos.
- observação de alterações de comportamento, atitudes e interação dos alunos com/no o grupo.

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